Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MORRE PROFESSOR GILON BRAZ

Em frente a sua imobiliaria, o amigo, professor, ex-vereador e corretor de imoveis Gilon Braz foi atropelado por um veiculo da Empresa de Segurança Cindapa, morrendo no local, nna Avenida Mostardeiros no centro da cidade.
O problema maior é que o corpo ficou por aproximadamente 3 horas jogado no asfalto e com este sol todo, imaginem a situação dos familiares de Gilon.
O comentario das pessoas que se amontoavam no local, por ser o professor muito conhecido, era de que os veiculos da empresa Cindapa andam sempre em allta velocidade nas ruas da cidade como se fossem viaturas policiais e sem respeitar o transito, pedimos que as autoridades tomem providencias, pois ha ate denuncias de que estes funcionarios da empresa andam armados e fazendo revista nas pessoas em plena rua. Fica a dica!!
Meus pesames aos familiares do amigo e que a paz os acompanhe.

44 comentários:

  1. Leandro Gomes Silveira24 de janeiro de 2013 20:36

    É lamentavel esse ocorrido, sou Vigilante e Supervisor de segurança Privada nascido e criado em cidreira, atualmente moro em florianopolis mas estou sempre indo a cidreira visitar a familia, e sei que a maioria desses funcionarios que trabalham nessas empresas de vigilancia e alarme digo uns 80% deles nao sao preparados a trabalharem, pois sei que eles nao tem o curso de vigilante, curso de direção defenciva e alguns treinamentos que as empresas sempre dao aos funcionarios, cabe a fiscalização(policia federal) fiscalizar essas empresas do litoral, para que nao aconteça mais acidentes e esses absurdos de andarem armados como voçe disse na reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Amigo Leandro!
      Quero salientar que é lamentavel o ocorrido e que jamais o que falarmos irá acalentar a dor que a familia esta sentindo neste momento.
      Onde o amigo se refere que a maioria das empresas não tem preparo para trabalhar, concordo com Você, mas o fato se trata de um instalador de alarmes e não de um operacional, relembrando que se Você já saiu de Cidreira é porque não tem empresa de grande porte que exija curso algum, apenas força de vontade para trabahar.

      Excluir
  2. Meus pesames a familia.

    ResponderExcluir
  3. uma pena esta morte mas se observarmos aqui em cidreira quase todos andam correndo como se fosse uma metropole canço de ver as motos de alguns moradores de grande cilindrada a mil pelas ruas esta na ora de colocar pardais e lombadas e sobre os funcionarios da empreza pelo que sei não é só esta empreza de segurança que tem problemas tem algumas bem conhecidas que os funcionarios ate traficantes são .mas como estou aprendendo melhor ficar quieto aqui pois ja arrumei problemas.

    ResponderExcluir
  4. EU GOSTARIA QUE O SENHOR LOBÃO PROVE O QUE ESTÁ DIZENDO SOBRE ANDAR ARMADOS E ABORDAR PESSOAS, E NÃO FICAR COLOCANDO LENHA NA FOGUEIRA, E SE HÁ ESTAS TAIS DENUNCIAS, POR QUE A POLÍCIA NÃO ESTÁ INVESTIGANDO, ATÉ ONDE SEI TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA SÃO CREDENCIADOS AO GSVG, COISA RARA AQUI EM CIDREIRA, PODERIA APENAS TER NOTICIADO O FATO E LAMENTADO, MAS NÃO, PREFERE CALUNIAR E AINDA DIZER QUE FOI O POVO QUE FALOU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Lobão não disse nenhuma inverdade, o comentário geral dos moradores de Cidreira é que realmente os veículos desta empresa andam em alta velocidade e que já era de se esperar em algum momento acontecer uma tragédia. Lamentavelmente
      uma vida foi ceifada pela a inrresponsabilidade do condutor e desta empresa, esperamos justiça.

      Excluir
  5. Eles andao sempre correndo,numa pressa fora do normal,nao tem um dia que vc ve o carro da empresa cindapa andando devagar,esse dias ainda esse mesmo carro e esse mesmo motorista que matou passou a mais de 120 por hora na frente da minha casa e eu tenho como provar tenho cameras na frete,isso tem que acabar nao pode continuar meu desabafo

    ResponderExcluir
  6. Meus pesames a todos amigos e familiares desse Senhor.
    E vou alem. Veraneio em Cidreira desde meu nascimento ( 33 anos), e vejo a criação de um poder paralelo ( uma pseudopolicia) que atua da forma que bem entende, cobrando por um serviço que o poder publico deveria oferecer blablabla....
    Oque ocorre é que os proprietarios são 'obrigados' a pagar pelo serviço de segurança ( alarme), senão suas casas com certeza serão arrombadas. E todos sabem disso. Eu não sei quem sao os donos das empresas...Alguem no prefeitura sabe, será??!!! Acho que sim...

    ResponderExcluir
  7. acho que a policia e a prefeitura deveria envestigar as 4 principais emprezas de vigilancia da cidade pois nenhum e santo nem falo de uma em especial só sei que é uma maquina de dinheiro pois com a quantidade de alarmas que si ve eles devem faturar no minimo de 50 a 100mil por mes será que é declarado para impostos para a prefeituta e etc,eles poderiam aplicar parte dos lucros na segurança da cidade mas seria loucura pois o entereçe deles é mais insegurança para vender mais alarmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação aos lucros das empresas, é facil ter uma vaga ideia : ande pelas ruas, anote a quantidade de placas nas casas (cada casa com alarme tem o logo da empresa responsavel)multiplique pelo valor médio de R$70,00. Dá pra ter uma ideia. É muita grana, são raras as casas sem alarme, a minha é uma delas. Me arrisco a dizer que é muito, muito mais de R$ 100 mil mensais. To pensando em fazer uma campanha para que moradores entrem na justiça para ir na prefeitura reinvindicando desconto do IPTU o valor pago com segurança privada..Garanto que ia ter quem apoiasse.

      Excluir
    2. estou dentro sou 1 da lista ou o 2 depois de voce se nao der certo vou abrir uma vigilancia e ganhar uma grana extra pois ,dinheiro tenho sobrando para investir tenho certeza que não perderia nada para as que ai estao seria melhor.,mas e engraçado mesmo sem alarme todas são arrombadas ,depois nem tentam mais arrombar ?????porque será?????

      Excluir
    3. RSRSRSRS ISSO DEVE SER NO MEIO QUE VC VIVE COM CERTEZA....
      SE ACHA QUE GANHAM TANTO, ABRE UMA PARA VC.
      TODOS OS LADRÕES PRESOS SÃO ENCAMINHADOS A DP.
      É OBVIL QUE SEMPRE IRÃO ARROMBAR ONDE NÃO EXISTE ALARME, É MUITO MAIS FACIL E SEGURO PARA ELES.
      SÓ UM BURRO COMO VC NÃO PERCEBE ISSO.

      Excluir
  8. Tenho uma casa Humilde no bairro Nazaré, a casa foi arrombada tres vezes, 2 em 2012 onde na primeira vez levaram alguns pertences, e estragaram parcialmente uma janela. No segundo arrombamento de 2012 simplesmente desmancharam a janela de madeira, virou em nada a janela, em plena luz do dia e nada foi roubado. Minha casa não tem alarme ( e nunca vai ter, eu vendo a casa se for necessario, mas não me rendo a extorssão de empresas privadas, já basta o governo me sugando)as dos vizinhos com alarme nunca foram violadas. Algo está errado.Mas enfim, me perdoem por mudar o foco ,mas os moradores de cidreira ainda tem voz, nas urnas, os veranistas sofrem sem ter nada oq fazer. Meus pesames a familia desse ilustre morador de Cidreira.

    ResponderExcluir
  9. COMENTARIOS ABSURDOS SOBRE AS EMPRESAS DE SEGURANÇA . NÃO ENTENDEM NADA SOBRE LEIS E MUITO MENOS SOBRE SETORES DE TRABALHO . PELO QUE ENTENDO OS QUE ANDAM MAIS RAPIDO SERIAM OS DAS MOTOS QUE ATENDEM OS DISPAROS DE ALARME E NÃO UM CARRO QUE PELO VISTO SERIA DO DEPARTAMETO TECNICO QUE DEVERIAN ESTAR SE DESLOCANDO PARA UMA MANUTENÇÃO . E NÃO ACREDITO QUE PODERIAN ESTAR EM ALTA VELOCIDADE . A PERICIA VAI MOSTRAR . ACIDENTES ACONTECEM .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acidentes acontecem, mas este não foi um simplesmente um acidente, porque se a velocidade fosse compativel com o local, o acidente não teria sido tão violento, nos causando tamanha Perplexidade. Esperamos que a pericia seja feita de forma muito responsavel.

      Excluir
  10. Com certeza temos que lamentar pela perda e desejar força para a familia, mas não podemos neste momento polemizar e colocar a opinião publica contra a empresa. Sabe-se da credibilidade desta empresa e da conduta dos seus funcionários. Se em alguns momentos as viaturas andam acima da velocidade permitida, andam para preservar a segurança de seus clientes(nós), que sempre exigimos muita agilidade no atendimeto. Não aceito o que foi colocado pelo autor do blog, colocar toda a culpa no motorista e na empresa é muito fácil, e anda mais quando certa pessoa quer se promover com esse fato lamentável. Senhor "blogueiro"..seja imparcial nos seus comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário!Foi uma vida e não uma enquete sobre a qualidade e serviços prestados pelas empresas de segurança!Já que todos comentaram....pelo que fala o povo, a CINDAPA é a melhor empresa de segurança en Cidreira!

      Excluir
    2. segurança é uma coisa, inrresponsabilidade é outra, não se pode sair atropelando e até matando em nome da segurança. Vamos valorizar mais a integridade e a vida das pessoas.

      Excluir
  11. lobão não te conheço pessoalmente mas ta ai uma boa sobre a segurança tanto se gasta com as emprezas que tal a ideia do colega entrar na justiça acho que mudaria ou forçar as emprezas a baixar os valores .acho que a morte deste ilustre colega deva servir para algo mais alem do sofrimento da familia

    ResponderExcluir
  12. Conheço esta empresa e sei o quanto eles são rigidos com a postura perante a sociedade, quanto a via permite uma velocidade toleravel, infelizmente aconteceu esta tragedia, quero deixar o meu descontentamento em relação ao dono deste blog que não entende segurança privada para colocar o que colocou, onde se tem uma coluna é para apenas publicar o acontecido e não dar opinioes adiversas. Quero deixar claro que não estou do lado de ninguém (Autor e Vitima)e não julgar sem antes mesmo de passar pelo que ambos estão passando (Autor e familia da vitima).Meus pesames aos amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  13. ENTENDO MUITO DE EMPREZAS SOU EMPREZARIO DESDE MEUS 18 ANOS HOJE TENHO 39ANOS ACHO QUE COMENTARIOS SOBRE AS EMPREZAS DE SEGURANÇA SAO NESSESARIOS POIS NUNCA VI UMA CIDADE PEQUENA COMO CIDREIRA NO ESTADO COM TANTOS ALARMES NAS CASAS ,CREIO QUE DEVE SER A CIDADE QUE MAIS TEM ALARMES NO ESTADO COM RELAÇÃO AS CASASACHO UM ABSURDO VIVO NA MINHA COBERTURA EM PORTO ALEGRE TRANCADO VENHO PARA MINHA CASA AQUI E É IGUAL FICO TRANCADO E INSEGURO ESTOU PENSANDO EM COMPRAR LOGO UMA CASA EM UM CONDOMINIO FEXADO.

    ResponderExcluir
  14. que tal os moradores se unissem e montassem uma associaçao de segurança seria mais barato e os proprios moradores que seriam acionistas pois teriam como tomar desizoes e com os valores teriam carros novos motos e poderia ter um nucleo por bairro com carro e moto com o que é pago acho que sobraria dinheiro e teriam ótimos proficionais trabalhando com bom treinamento em segurança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente aprenda a escrever, em segundo lugar aprenda a pensar, em terceiro lugar as empresas de segurança não tem nada a ver com isso, em quarto lugar se o estado não da segurança ao cidadão sempre vão existir essas empresas que darão segurança ao cidadão, e finalmente em quinto lugar não seja revoltado sem causa...

      Excluir
  15. Respondendo ao Sr Lobão e ao Supervisor Leandro também trabalho em empresa de MONITORAMENTO DE ALARME e, diferente do que foi dito, cabe ao GSVG da brigada militar fiscalizar, o que vem sendo feito constantemente, e não a POLÍCIA FEDERAL, essa sim que fiscaliza Vigilância (posto fixo). Deixo claro também que o PREPARO dos mesmos se dá no fato de possuírem uma CNH e serem cidadão cumpridores com seus deveres cívicos e terem conduta ilibada, já que para serem atendentes com credencial do GSVG não podem ter nenhum antecedente criminal ou processual, no mais é atender o alarme e no caso de se depararem com qualquer sinistro, devem acionar as autoridades competentes. Em relação ao trágico acidente, meus mais sinceros sentimentos as famílias envolvidas nesse fatalidade e ao senhores, peço que quando os fotos todos forem apurados, que os mesmos tenham espaço aqui para que possamos ter ciência. No futuro, procurem informarem-se antes de emitirem opiniões antes de supor, achar ou falar inconsequências, há famílias envolvidas e a dor do momento não pode ser desculpa para que não possamos pensar com clareza. Obrigado pelo espaço!

    ResponderExcluir
  16. Se as empresas de segurança são fabricas de dinheiro eu não sei, o que sei é que NÃO há policiamento em nossa cidade, sempre que precisamos ou não há alguém ou não há se quer viatura. Realmente alguns andam com a velocidade excedida, porem não apenas as empresas de segurança, comerciantes e filhos destes que se acham donos da cidade,temos ainda idosos que não estão mais em condições de dirigir e não esquecendo os VERANISTAS que chegam aqui estressados e COMETEM FALTAS GRAVÍSSIMAS AO VOLANTE, como se aqui não tivéssemos leis e regras, bebem por que estão de ferias, sempre com pressa, ultrapassam, não dão pisca e ainda querem xingar! Infelizmente acidentes acontecem e quando a gente menos espera, pesamos que nunca vamos ser a vitima... por isso PRUDÊNCIA É TUDO.
    SE BEBER NÃO DIRIJA.
    USE SEMPRE CAMISINHA.
    E RESPEITE AS LEIS E AS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  17. ESTIMADO GILON, DIFÍCIL ACEITAR UMA MORTE TÃO BRUTAL, DEVIDO A IRRESPONSABILIDADE DE UM ASSASSINO, POIS QUEM DIRIGE A ALTA VELOCIDADE, ASSUME POR TER UMA ARMA NAS MÃO. E FEZ UMA VÍTIMA. CAROS LEITORES, NÃO EXISTE PREÇO POR UMA VIDA. UM CARA CHEIO DE PLANOS E REALIZAÇÕES AINDA PELA FRENTE, DEIXOU A VIDA DE UMA FORMA QUE PODERIA TER SIDO EVITADA. AO ASSASSINO QUE PESE NAS SUAS COSTAS ATÉ O DIA DA SUA MORTE DELE, O PESO DE TER ASSASSINADO UM CIDADÃO DO BEM. ASSASSINO, ASSASSINO, ASSASSINO

    ResponderExcluir
  18. essa cidade é uma merda disseram que no meio que eu vivo porque moro em uma cobertura nao sei se é coencidencia ou sabem quem sou pois a cidade é pequena hoje a tarde minha casa foi limpada por ladroes e os vizinhos viram mas nao fizeram nada eu ja resolvi colocarei a bosta da minha casa a venda e vou amanha atras de outra casa para comprar longe da qui e vou demitir os 8 funcionaris que tenho nesta cidade estou enojado se querem minha foto ou meu nome coloquem um email que respondo para osidiotas que acham que sao melhor que os outros para chamar os outros de burros e nao assumen quem sao devem ser como muitos frouxos

    ResponderExcluir
  19. Prezado amigo, se é que se pode dizer amigo, pois neste manifesto você apenas mostrou que não é um ser humano, alguma vez você já ouviu falar sobre a palavra "acidente", assassino é quem tira a vida de alguém de propósito, friamente e sem remorsos, temos vários exemplos disso em nossa Cidreira, mas você meu amigo não sabe disso neh, nunca ouviu falar em perdão, acredito nem ser cristão, pois Cristo nos ensinou a perdoar acima de tudo e de todos, o que aconteceu foi um acidente que poderia ser até com você, o rapaz que teve a infelicidade atropelar o professor é uma pessoa de bem, não merece nem a metade das coisas que você falou, pois você é um ignorante, e além de ser ignorante ainda ofende as pessoas que leem este blog com sua ignorância e rancor,e outra, quem é você para dizer que o rapaz estava em alta velocidade? você presenciou o acidente? se presenciou por que não foi testemunhar na DP contra o rapaz? você é perito para falar sobre velocidade? você juiz para julgar alguém? Então não fale o que não sabe seu infeliz, se a família do professor esta sofrendo e deve estar muito pois realmente foi um choque imagino que eu rapaz de bem está sofrendo, mas não com sua ignorância você nem sabe disso né, pois você nunca errou, pois você nunca se acidentou, seu ignorante e infeliz...
    Meus sentimento a família do professor, e a do rapaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo assassino não é só quem mata de propósito, mas também quem assume o risco de matar, não sei se foi este o caso, pois não presenciei, mas a voz do povo é a voz de Deus. Só sei que familiares e amigos choram a morte de uma pessoa querida. Que a justiça seja feita e que conciências tenham paz se puderem.

      Excluir
    2. sim, então se o povo disser que 2+2 são 3 vc vai acreditar?
      quem vai dizer se ele é culpado ou inocente é o juiz e não o povo que não viu o fato, apenas está falando o que ouviu falar.

      Excluir
  20. sim, assim como você que também posta como anônimo, seu burro, isso mostra que não tem amor nenhum pela cidade que você vive e pelo que vi você falar te sustenta também, você não é digno de morar nesta cidade, um cidadão de verdade lutaria para mudar esta realidade em nosso município e não fugiria seu covarde...

    ResponderExcluir
  21. Vou postar anônimo não por medo, mas para não me incomodar com as pessoas de intelecto de marisco;
    Meus sentimentos a família do Gilon; com relação ao acidente não julgarei de quem é a culpa, mas a verdade tem que ser dita:A CINDAPA de Cidreira à muito tempo vem dando pano para manga, já ví cada peripécia automobilística...O que a empresa é (salvo alguns)um monte de jovens inexperientes (não sei se tem o curso, digo com relação á postura, que é de adolescente)BRINCANDO de polícia, não existe motivo para um veículo de zeladoria fazer o que eles fazem, imitam a polícia, os bombeiros e a SAMU, no quesito velocidade, não são veículos com AUTORIDADE para tal, um pessoal arrogante, com uma pseudo autoridade, pra que? fazer grau para quem? Não entendo como zeladores tentam imitar a polícia, pena que aconteceu essa tragédia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo
      acredito que você tenha algum problema com a empresa ou com algum funcionário dela, ou mesmo ciúmes por ela não pertencer a algum latifundário rico de Cidreira que explora seus funcionários como quase todas, pois é um monte de jovens inexperientes? você conhece algum deles para falar? para trabalhar em empresa de monitoramento de alarmes realmente não precisa ter curso de vigilante, mas as empresas e não só a Cindapa realizam treinamentos internos para que a pessoa esteja apta a atender alarmes ou mesmo instala-los, você procurou a empresa para saber qual o seu posicionamento sobre o acidente? brincando de
      polícia? a empresa atende alarmes como qualquer outra, faz o possível para atender o mais rápido possível como qualquer outra, e não venha me dizer que as outras não correm, apenas a Cindapa é vista pois usa uniformes e motos logotipadas, diferente da grande maioria, mais um quesito, você sabe diferenciar uma empresa de zeladoria de uma empresa de monitoramento? acho que não neh, pelo seu comentário... chamar o pessoal de arrogante? agora você atesta teu problema com a empresa, ou com algum funcionário ou você é concorrente,pois entre no site:
      www.brigadamilitar.rs.gov.br/estrutura/gsvg
      e veja quais empresas tem autorização da BM para trabalhar em Cidreira, você fala desta empresa pois são os únicos que se destacam entre as demais, com uniformes bem apresentáveis, postura condizente com a função, carros e motos novos e o mais importante "não são de propriedade dos funcionários com muitas aqui na cidade" e que inspiram confiança a nós clientes.
      Converse com cada um dos colaboradores da empresa e veja quantos são especializados na área antes de falar algo, e mais uma vez falo, empresa de monitoramento é de monitoramento, não faz zeladoria, os profissionais que trabalham atendendo alarmes são atendentes de alarmes!!!!

      Excluir
    2. Tu podes dizer o que quiser, não mudo minha postura,estou certo, é só fazer uma enquete com a população para ver no minimo alguém conhece alguem que se deparou com uma cagada automobilística da CINDAPA. Correm mesmo, são zeladores(ou monitoramento,tanto faz, como queira, não dou bola para pseudo status)imitando a Brigada Militar inclusive com as motos e o uniforme "logotipados". A propósito, leia o significado de latifundiario,não foi feliz.E dê nome aos bois, isto é, o Asun, que por sinal não tem nada a ver com o assunto em pauta.

      Excluir
    3. Hua hua hua ... O cara não quiz se identificar por causa dos cerebros de marisco e um respondeu...hua hua hua...

      Excluir
    4. Não estou tentando mudar sua postura, nem quero, apenas coloquei algumas questões que você desconhecia e ainda desconhece, não existe o tal "pseudo status" que você está supondo, existe realmente a função de atendente de alarmes, e mais uma vez eu falo, quer falar sobre segurança privada fale, mas fale corretamente, a Cindapa não quer imitar a BM, apenas se trata de uma empresa organizada, com uniformes, veículos logotipados e que fornece EPIs a todos os seus funcionários, deve ser por isso, por respeitar as leis trabalhistas é que você acha que a empresa em questão imita a BM ou é arrogante, recalque seu...
      eu usei a palavra "latifundiário" como um termo conotativo aos concorrentes ricos que exploram a mão de obra das pessoas da praia, e nem liberações tem, "espero que agora tenha entendido, afinal, você não é nenhum ignorante, e por último, por que daria nome aos bois? não estou discutindo com outras empresas, estou debatendo com você um assunto que você postou.

      Excluir
  22. O que é a nossa delegada? Toma postura mulher!

    ResponderExcluir
  23. Nossa Proposta
    Missão:
    Fornecer soluções em segurança privada, por meio de planejamento e desenvolvimento de programas de gestão de riscos, alinhando recursos humanos e meios tecnológicos.

    Visão:
    Ser reconhecida como referência em âmbito estadual até 2015, como empresa que fornece soluções em segurança privada, por meio de excelência em Gerenciamento de Riscos Corporativos.

    Valores:
    Conhecimento
    Alta tecnologia
    Ética
    Proatividade
    http://www.cindapa.com.br/pagina/nossa_proposta

    SERÁ????

    ResponderExcluir
  24. Sou funcionário da Cindapa e nunca meu patrão pediu para andar em alta velocidade é bem pelo contrario eles zelam pala nossa segurança, infelizmente um mau funcionário em fração de segundos mancha todo um nome que a empresa leva anos para adquirir.
    Não defendo a empresa que trabalho, mas infelizmente quem atropelou o professor foi uma pessoa igual a todas as outras e com certeza pagará pelos seus atos, a Cindapa é somente a empresa que esta pessoa trabalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade vai cobrar, ao contrario do que muitos pensam, o povo de Cidreira não tem memória curta.Ficaremos de olho
      .

      Excluir
    2. PRIMEIRO VC APRENDE A ESCREVER, DEPOIS DE SUA OPINIÃO.

      Excluir
  25. Caríssimos, logo o Laudo da perícia vai ficar pronto e a velocidade do condutor vai ser apurada. Até lá, acredito que ficou claro as diferenças de vigilância, monitoramento de alarme e zeladoria e as atribuições que cabem as mesmas....portanto:QUE SESSEM AS ACUSAÇÕES INFUNDADAS, INJÚRIAS, DIFAMAÇÕES, ACHISMOS, ETC...Respeitem a dor alheia (das duas famílias), rezem se acharem que devem e aguardem o desfecho. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um espaço para comentários, se você acha ruim, não acesse esse site!

      Excluir
  26. Ja saiu o laudo da peeicia?


    ResponderExcluir