Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

VAI COMEÇAR O HORARIO DE VERÃO



O horário de verão começa no próximo sábado, dia 21, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando os brasileiros destas regiões devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até 17 de fevereiro de 2013. O objetivo é reduzir a demanda de energia no País, especialmente no horário de pico, que se estende das 18h às 21h, quando a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, ligam a TV, o ar condicionado, ventiladores, micro-ondas e outros aparelhos. Esse uso pode ser intensificado devido ao calor da estação.

No caso brasileiro (sim, tem fora do Brasil), a definição da abrangência e do período de vigência é importante porque as avaliações técnicas elaboradas pelos órgãos responsáveis sempre recomendaram a adoção da medida apenas em parte do território, com a finalidade de obter o seu melhor aproveitamento. A partir de 2008, o Decreto 6.558 fixou esse período de vigência e a área de abrangência do horário de verão para todos os anos, doravante, iniciando-se sempre no terceiro domingo de outubro, e encerrando-se no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente (exceção de anos em que o terceiro domingo de fevereiro coincide com o carnaval), abrangendo as regiões sul, sudeste e centro oeste (vide Decreto 6.558/2008).
O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão. Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos estão em torno de 120 dias de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário