Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A SAÚDE DE CIDREIRA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou, nesta quinta-feira o link Saúde, disponibilizado em seu Portal. O espaço reúne informações sobre os gastos municipais na área, entre os anos de 2006 e 2010.
Proporcionalmente aos seus orçamentos e tendo em conta os valores investidos nos últimos 5 anos, Campinas do Sul foi o município que apresentou maior índice, seguido por São Leopoldo, Ijuí e Sapucaia do Sul. Acesse o ranking aqui. (http://alturl.com/d7tcm).
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a iniciativa é mais uma ação do Tribunal que visa à transparência das contas públicas. “A divulgação dos percentuais e seus desdobramentos nas diferentes despesas poderá auxiliar o controle social, haja vista as inúmeras abordagens que propicia, além de permitir identificar, claramente, os investimentos na saúde local”.
O estudo, apresentado pelo Diretor-Geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, destaca, também, os municípios que tiveram no mesmo período os maiores incrementos nos investimentos em saúde, proporcionalmente aos seus orçamentos. Estes municípios registravam baixos percentuais de investimentos na área, mas começaram a mudar este quadro. Acesse aqui a lista:
http://alturl.com/qkbyy
Os dados completos do estudo do TCE-RS estão disponíveis no
Portal, na aba Consultas, Contas Municipais, Gastos com Saúde.

Site do TCE/Rs

Opinião:
Veja que cidreira esta entre os municipios que mais aplicam em saúde no estado, e como explicar todas as pessoas que reclamam da nossa saúde. Será que estas pessoas são loucas ou o dinheiro é muito mal aplicado, sim porque dinheiro mal aplicado tambem é aplicação, e a avaliação feita pelo TCE/Rs é de acordo com as declarações feitas pelas prefeituras. E o papel aceita qualquer coisa, mas o cidadão sente na pele.

Um comentário:

  1. Mas com toda a certeza do mundo, DINHEIRO MAL INVESTIDO, basta olharmos para as filas na porta da sala de marcação de consulta, sem falar no mau atendimento, por parte de médicos, enfermeiros, recepcionistas, secretário de saúde!!
    Raio X não funciona, Ecografia não funciona, Eletro não funciona!!
    E quando estão funcionando não tem profissionais capazes de desemprenhar as funções com destreza...
    Conheço pessoas que chegaram com fraturas e o Raio X constatou que a pessoa não tinha nada, conclusão passou seis meses com gesso no pé, esse é um dos muitos casos que escuto,outro é uma senhora que fez uma ecografia pois tinha suspeita de pedra na vesícula e o que foi constatado por eles, que ela não tinha nada, resultado fez em outro lugar e adivinhem só quase 15 pedras!
    Investir não é isso, investir é contratar pessoas qualificadas, educadas e que saibam trabalhar com pessoas...
    É incrível como essa gestão consegue enganar até os órgãos mais competentes, mas a população não se deixa enganar, pq está está sofrendo com o descuido a cada dia, vamos ver nas urnas em 2012 se a saúde está essa beleza toda!!

    ResponderExcluir