Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PESQUISAS, VOCÊ ACREDITA?

Última pesquisa de intenções de voto no RS aponta contradições, diz socióloga.
Em análise à última pesquisa de intenções de voto no Rio Grande do Sul, realizada pelo Ibope e publicada nos dias 8 e 9 de agosto, a socióloga e diretora do Instituto Methodus, Margrid Sauer, aponta incoerência entre os dados divulgados.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, Margrid afirma que não há coerência ao mostrar que, em relação a pesquisa anterior, a aprovação do governo cresceu, a aprovação do desempenho da Governadora atingiu quase 40%, a rejeição diminuiu e, ao mesmo tempo, a intenção de voto para a candidata caiu 4 pontos. “Esses movimentos em direções contrárias é que apontam a incoerência dos dados da pesquisa,” justifica. Segundo Margrid, não é assim que o eleitor se movimenta. “Pelo contrário, existe uma relação direta entre a aprovação do governo e desempenho do candidato à reeleição,” afirma.

A própria literatura já norteia este conceito, como é o caso da obra “A Cabeça do Eleitor”, de Alberto Carlos Almeida. O livro, que analisou dezenas de eleições no Brasil, demonstra claramente que aprovação do governo e intenção de votos caminham juntas.

Outra incoerência apontada pela especialista é o aumento significativo no percentual de indecisos para a eleição ao Senado, de 26% para 44%. Segundo Margrid, a tendência agora é de que haja uma migração de votos entre os candidatos e não um aumento de indecisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário