Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

ARROZ DO LITORAL NORTE É O MELHOR DO PAÍS

A governadora do Estado, Yeda Crusius, recebeu na Casa Branca, sede do Executivo na Expointer, o Presidente do instituto Riograndense do Arroz (Irga), Mauricio Miguel Fischer, e o membro do Conselho de Administração da Associação de Produtores do Litoral Norte Gaúcho (Afro arroz), Geraldo Azevedo, para comemorar o recebimento do selo de denominação de origem, que torna o arroz na região do litoral norte gaúcho o melhor do Brasil. O certificado será entregue na próxima quarta feira, dia 1° de setembro.

A Afro arroz, que engloba 12 municípios, e tem cerca de 140 mil hectares de arroz plantado, é a primeira área do Brasil a receber o certificado de denominação de origem. Segundo o presidente do Irga, o selo é um importante passo para a rizicultura riograndense. "É o primeiro produto do Brasil a receber esta certificação. No futuro, isso irá abrir novos mercados por ser um produto de qualidade diferenciada em função do tipo de sol e clima da região, e assim, a rizicultura da um passo importante em prol do crescimento e valorização da nossa produção", explicou Fischer.

De acordo com Geraldo Azevedo, os produtores da região buscaram elaborar um produto de melhor qualidade, que o mercado reconheça, que busque a exportação, e novos mercados, aliado a tecnologia sustentável. "O selo só recebe produtos gerenciados e elaborado na nossa região, e o impacto nas economias municipais e nos produtores será muito grande.

Como é um volume muito expressivo de arroz produzido na região, com a agregação de valor, a abertura de portas para outras partes do mundo vai ser muito grande", destacou Azevedo. O estudo das plantações de arroz foi desenvolvido durante o período de 5 anos, a partir de um levantamento histórico de todo arroz desde 1936.

Nenhum comentário:

Postar um comentário