Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

PARQUE ÉOLICO EM TRAMANDAÍ.

Lançamento das obras do parque eólico de Tramandaí acontece quarta-feira.

Na quarta-feira(24), a empresa EDP Renováveis do Brasil fará o lançamento oficial das obras do parque eólico de Tramandaí. A solenidade acontece às 11h na Sociedade Amigos de Tramandaí e contará com a presença do presidente da empresa, Miguel Setas.

O complexo, que absorverá cerca de 100 milhões de euros em investimentos, deve ser concluído até dezembro, quando deverá ter início a operação comercial do parque. A usina terá capacidade para gerar até 70 MW (cerca de 2% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul).

A EDP adquiriu, no ano passado, os direitos do projeto, comprando-os da empresa Elebrás. Quando o empreendimento estava sob a responsabilidade dessa última companhia, em 2004, ele foi um dos selecionados dentro do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). Esse programa, do governo federal, prevê a compra de energias alternativas, mais caras do que a tradicional hidroeletricidade, por parte da Eletrobrás.

A energia deste parque está contratada via programa Proinfa. Em 2009, a EDP no Brasil (controladora da EDP Renováveis Brasil) obteve um lucro líquido de R$ 625 milhões, um crescimento de 61% na comparação com os dados de 2008. A matriz do grupo está localizada em Portugal.

Quando iniciar a produção, o município de Tramandaí deve ter um retorno de ICMS em torno de R$ 3 milhões anuais.

As obras de terraplanagem já começaram, e o parque situa-se no balneário de Oásis Sul, quem vai de Cidreira para Oasis, após a curva tem uma avenida a esquerda, é ali.
Bem que poderia ser aqui em Cidreira, mas a falta de vontade politica e de coragem de enfrentar os chefões do partido, não deixam.
Da Praia News e Opinião do Blog.
Foto Sandro Sauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário