Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OS CUIDADOS COM O VERANEIO

A Policia Civil Gaúcha, através da Operação Estrela no Verão 2008/2009, preocupada com a segurança do cidadão, neste Verão Legal RS 2009, divulga algumas dicas de segurança para quem for viajar nestas férias.
Antes de viajar proceda da seguinte maneira: -Não comente sua viagem com pessoas estranhas; -Avise sua ausência a um vizinho de confiança e não esqueça de ligar para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem. Se possível deixe o número do seu telefone para emergência;
-Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, é muito importante demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, molhando o jardim, entrando com o carro na garagem); - Não esqueça de suspender a entrega de jornais e revistas. Peça para um vizinho recolher a correspondência deixada pelo carteiro; - Evite deixar jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofre de bancos;
Durante a viagem (carro): -Não beba se for dirigir, muito menos, dirija se beber; - Verifique e teste os equipamentos do veículo (ex: triangulo, estepe, etc.) devem estar em perfeito funcionando; -O cinto de segurança é de uso obrigatório para a preservação da vida, mesmo em pequenos deslocamentos; -Evite ultrapassagens duvidosas ou que não forem permitidas, não exceda a velocidade e respeite a sinalização; -Caso ocorra algum problema mecânico ou elétrico, procure tirar o veículo da pista e acenda o pisca alerta; -Procure não comprometer a visão dentro do carro, distribuindo a bagagem no porta-malas; -Não jogue pela janela do carro lixo, nem desrespeite a sinalização; - Evite parar em locais isolados ou desertos, pare somente em lugares seguros, como restaurantes, postos de gasolina, ou onde tenha muita movimentação de pessoas; -Caso seja atingido por algum objeto, não pare imediatamente para ver o ocorrido, pode ser uma tentativa de roubo; -Em caso de acidente na estrada, evite diminuir a velocidade para observar o ocorrido. Preste atenção na pista e evite causar perigo aos outros motoristas que o seguem; -Jamais trafegue pelo acostamento ou pela direita.
Chegando na praia: -Obedeça a sinalização nos locais perigosos; -Entre no mar com cuidado, no máximo na linha da cintura; -Mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista; -Se for usar alguma embarcação, utilize sempre o colete salva-vidas; -Nunca entre na água depois de comer ou beber em demasia; -Ao perceber alguém com dificuldade na água, mantenha a calma e chame imediatamente um salva-vidas mais próximo; -Deixe os objetos de valor em lugar realmente seguro; -Recolha sempre o lixo e jogue-o em lugar apropriado.

Um forte abraço a todos e não esqueça, qualquer necessidade ou informação, procure imediatamente a Delegacia de Polícia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário